Sal com sódio reduzido – Preparo saudável dos alimentos

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Adoro falar não só da importância de uma alimentação equilibrada, mas como preparar uma refeição saudável.

Mas como preparar uma refeição balanceada se não nos preocuparmos com o sódio?

Um dos grandes vilões para saúde é o sal em excesso. O sal em excesso pode originar pressão alta, ocasionando doenças cardíacas e derrames cerebrais, as duas principais causas de morte no mundo todo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nossa ingestão diária de sódio não deveria exceder 5 gramas diárias de sal, ou seja, menos de 2 gramas de sódio ao dia.

Como isso é difícil!

Estamos cercados por alimentos cheios de sódio, principalmente os industrializados, assim que você começa a reparar nas tabelinhas nutricionais dos alimentos, você toma um belo de um susto.

Somos acostumados desde a infância com alimentos bem temperados (salgadinhos), qual mãe não usou sempre aqueles caldos de galinha para preparar nossas comidas? São cubinhos cheios de sódio! Mas nem nós nem elas tínhamos essa informação.

Conseguir reduzir a ingestão do sal é uma tarefa complicada. Aqui em casa faço o possível para diminuir a ingestão de sal.

Por isso venho dar uma sugestão de produto que uso aqui em casa:

GENSER – Sal Iodado com reduzido 70% o teor de Sódio

Sal

Há uns 2 anos, temos usado esse sal com sódio reduzido. Esse sal é argentino, possui 70% menos sódio do que o sal normal. Cada 1 grama desse sal possui 118 mg de sódio, 303 mg de Potássio e 33 mcg de Iodo.

Enquanto isso o sal normal de mesa tem a cada 1 grama: 390 mg de sódio. 

Sal2

Claro que uso somente quando necessário, pois mesmo tendo o teor de sódio reduzido, ainda tem! Por isso deve ser utilizado em quantidade pequena. Uso um pouco no arroz, feijão… alimentos que não consigo comer sem nada de sal.

Na salada, por exemplo, não coloco sal, só uso limão e no máximo um azeite de oliva.

Seria ótimo se reduzíssemos drasticamente o uso do sal, principalmente observando as tabelas dos alimentos que consumimos. Uma dica pra reduzir o consumo é usar temperos livres de sal que dão sabor aos alimentos sem adição do sódio.

Como ainda não sou esse ser evoluído que consegue viver sem sal, procurei uma forma de ao menos reduzir, já é um bom começo…

E você se preocupa com a ingestão de sal, ou mesmo comendo alimentos saudáveis abusa dos temperos prontos e do sal?

Me conte tudo e não me esconda nada 😛

Beijo Beijo Beijo

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