Comecei a fazer musculação e engordei?

Por

Você começou a ir na academia, mas mesmo fazendo dieta e treinando direitinho o ponteiro da balança não desce?

As pessoas falam que você emagreceu, suas roupas estão ficando largas na cintura mas seu peso continua o mesmo?

Claro que há a possibilidade de você não estar gastando calorias suficientes, ou seja, esta gastando menos do que ingere. Como também você pode estar se alimentando errado.

Mas como na maioria das vezes você pode estar fazendo a troca de gordura por massa muscular, com isso pode não ter alteração na balança.

Isso aconteceu comigo quando comecei a treinar, por mais que eu comesse direitinho e fizesse meus exercícios não meu peso não reduzia. Foi assim que descobri como a balança não tem importância nessa fase.

Minha dica para saber sua evolução não é se pesar e sim tirar suas medidas, pois é isso que realmente importa!

Tenha como parâmetro de evolução suas medidas, pegue um caderninho e anote o dia e tire todas suas medidas (não faça isso durante o período menstrual).

No começo eu tirava minhas medidas a cada 15 dias, para me incentivar a não desistir, visto que não havia alteração na balança, aliás quando tinha alteração era pra mais! Era super estranho me pesar e ver 2 quilos a mais na balança.

Nesse caso quilos a mais não quer dizer que você engordou, pode significar que esta ganhando massa muscular. Por isso a importância de tirar suas medidas e/ou fazer uma avaliação física para acompanhar seu percentual de gordura.

Hoje em dia tiro as medidas uma vez ao mês no mesmo dia sempre! Não tem erro!

Por isso não pense em desistir pensando que não está tendo resultado! O importante é perder gordura e não necessariamente o peso!

Agora você entenderá porque está perdendo medidas e ganhando peso (ou mantendo):

A gordura e o músculo possuem o mesmo peso. Mas a grande questão é: 2 quilos de gordura e 2 quilos de músculo, possuem o mesmo peso. Mas a diferença de tamanho entre os dois é imensa, a massa magra é muito menor que a gordura:

Gordura x musculo

Olha a diferença do tamanho tendo o mesmo peso. Um pouco de massa magra que você ganhe já dá alteração no seu peso total! Por isso não se preocupe com a balança e sim com a fita métrica ou com o adipômetro (aparelho que afere a gordura corporal).

Como eu disse, o importante não é a balança e sim reduzir as medidas e diminuir a gordura! Muitas vezes duas pessoas tem o mesmo peso e a mesma altura, mas percentuais de gordura totalmente diferentes!

Por isso nada de ficar se pesando todos os dias, pois não é a balança quem dirá se os resultados estão sendo alcançados! Se você está se alimentando corretamente, com o carboidrato, proteína, gordura e calorias adequados, comendo de 3 em 3 horas e praticando sua atividade física, você está fazendo tudo direitinho e os resultados virão… e acompanhe sua evolução na fita métrica!

Agora entendeu o motivo da sua balança não indicar uma redução de peso ou até subir o ponteiro?  Também percebeu que você pode não está fazendo nada errado? Você pode estar se prendendo a balança que só te deixa pra baixo e não demonstra fielmente seus resultados!

Espero que ajude muitas de vocês que estão passando por isso, sempre me coloco a disposição para ajudar viu!?

*Aqui no blog, descrevo pra vocês o que funciona ou já funcionou comigo nesses anos de academia, acredito que são dicas que podem também funcionar com vocês, como eu disse, estou aqui como uma amiga que compartilha segredos de beleza com vocês, mas não sou formada na área, são dicas de uma curiosa que aprendeu testando em seu próprio corpo. Importante salientar, que você deve sempre procurar um profissional da área para acompanhamento.

20

Comentário(s)

30 Comentários
  • Luana
    junho 23, 2017

    Oi flor tô desesperada tô na academia a três semanas e já engordei 2 kilos sou gordinha principalmente na região abdominal me explica como essa gordura toda vai virar massa magra c não tô eliminando peso nenhum, tô seguindo uma dieta certinha sem nenhum deslize e realmente hoje quando me pesei fiquei literalmente em prantos né ajuda a entender pq soar eu faço isso bastante mas resultados não tô vendo não

    • Lara Fortunato
      Lara Fortunato
      julho 3, 2017

      Olá amada, primeiro é importante você esperar mais um pouco, 3 semanas é pouco para ver o resultado da dieta e dos exercícios. Tenha paciência e persistência amada. E não importa o peso na balança, se meça com fita métrica e acompanhe sua evolução por aí, guarde em um carderno! Daí mensalmente você, sempre no mesmo dia, meça cintura, abdomem, pernas, braços, assim fica mais fácil ver se você reduziu medidas, pois isso esse é o objetivo! Paciência e persistência, não desista se esse é seu objetivo!
      Beijos

  • Laryssa
    outubro 24, 2016

    Eu estava muito triste. Estou fazendo dieta certinho e me exercitando bem, inclusive fazendo bastante aeróbico. Vou acompanhar com a fita métrica…. Muito obrigada!

    • Lara Fortunato
      Lara Fortunato
      novembro 7, 2016

      Olá Laryssa, tudo bem meu bem?
      Não fique não, faça mesmo a fita métrica e acompanhe para saber suas medidas e evolução! Beijos lindona fico feliz em ter ajudado de alguma forma!

      • And
        novembro 27, 2016

        Estou sentindo o mesmo. Não quero mudar de numeração. Quero a calça jeans q um mês atrás estava legal e agora apertada nas coxas!!!!

  • lucas
    julho 22, 2016

    Deixe aqui seu comentário, adoro saber a sua opinião*Nossa perfeito o artigo, aprendi muito, agradeco ter encontrado seu site…

  • Rayza Blindé
    Maio 30, 2016

    Muito obrigada, me ajudou bastante.
    Eu já sabia esse lance de ganhar massa magra e que engorda mesmo mas em 2 dias eu ”engordei” 600 gramas, me espantei. Imaginei que teria sido isso mas é sempre bom uma palavra de conforto!

    • Lara Fortunato
      junho 9, 2016

      Olá Rayza, tudo bem sua linda?
      Fico muito feliz de alguma forma ter ajudado! Não fique presa a balança, o importante é o que vemos no espelho! 😉 Beijo Beijo Beijo

  • elizangelavende@gmail.com
    Maio 29, 2016

    Tambem engordei 2 klos em um mus e 10 dias to horrorizada sou bsriatrica entrei com 53 klos estou com 55,400 klos isto assusta mesmo eu nao quero mais massa e sim voltar pra meus 53 klos

    • Lara Fortunato
      junho 9, 2016

      Elisangela, quilos é uma bobagem que muitas pessoas seguem como parâmetro. O que importa é a imagem que vc vê no espelho. Tenho 5 quilos a mais de quando comecei a ir pra academia, mas meu corpo ao me olhar no espelho é muito melhor do que na época, com muito menos gordura. Não se limite querendo chegar a determinado peso, peso não importa mulher! Beijos e qualquer coisa grita!

  • Nilda Carvalho
    Maio 17, 2016

    B o m dia Lara… Eu sou a Nilda e confesso q estou pensando seriamente em desistir da academia!
    Comecei treinar no intuito de emagrecer, mas ate agora, quase dois meses depois, só vejo a diferença nas minhas calças q não entram mais… Minha intenção era entrar nas q não serviam mais, mas só estou conseguindo é q as q ainda serviam deixem de servir!
    Estou triste com isso e pensando em desistir… Já mudei bastante meus hábitos alimentares, confesso q preciso melhorar mais. Mas e se eu não tivesse começado a fazer atividade física, será q estaria mais gorda ainda? Meu Deus!
    Algum conselho?

    • Lara Fortunato
      Maio 24, 2016

      Nilda, serei bem sincera com você, o problema aqui é a dieta e não os exercícios. Os exercícios fazem com que vc ganhe mais massa magra e seu metabolismo acelere. Claro que massa magra pesa mais do que gordura, mas para perder gordura além de exercícios aerolitos você tem de mudar sua dieta, diminuir os carboidratos.
      Analise e veja o que esta fazendo errado na sua dieta, tenho alguns posts aqui sobre isso.
      Mas nao deixe de praticar exercícios, além de sua saúde agradecer, seu espelho também agradecera tudo estar durinho e forte!
      Beijos e se eu puder ajudar de alguma forma me coloco a disposição!

  • Thais Rodrigues
    setembro 1, 2015

    Hoje logo cedo me pesei, e já quis jogar tudo para o alto e comer chocolate. Mas, quando vi seu pequeno texto, e li para “não desanimar”, já fiquei mais aliviada! Vai fazer um mês que estou fazendo musculação direitinho. E em relação a alimentação, faz mais de um ano que me alimento corretamente, infelizmente tenho tendência para engordar dos dois lados da família!
    Perguntei ao professor da academia quanto tempo pra mostrar resultado, ele disse 3 meses. é verdade? E você disse que o importante é a medida, mas posso eu mesma medir em casa?
    Em relação ao que dizem sobre chá de gengibre, você sabe dizer se realmente é bom tomar, se ajuda mesmo a emagrecer..?
    Parabéns pelo site, adorei e vou indicar para muitas amigas que passam pela mesma agonia rs

    • Lara Fortunato
      setembro 14, 2015

      Olá Thais tudo bem amada?
      Nossa nem me fale… é um verdadeiro dilema essa nossa vida né?! Mas quero fazer mais postagens sobre o assunto, sei que muitas mulheres passam por isso, quem sabe se eu puder ajudar de alguma forma…
      Fiquei muito feliz com seu comentário e saber que posso ter ajudado de alguma forma…S2

      Ok vou começar do começo..rsrs
      Primeiro resultado de academia e musculação não vem só dos exercícios, eles são 30% do resultado a dieta é fundamental e 80% dos resultados que pretende ter, sejam eles ganho muscular, perca de peso ou ganho de peso.
      Acredito que se vc aliar os dois vc começará a ver os resultados em breve, mas não fique ansiosa, encare a academia como uma tarefa diária, assim os resultados quando vierem serão uma recompensa. Mas particularmente, consegui começar a ver algum resultado com 2 meses de academia (os braços pernas e bumbum ficando mais durinhos, por exemplo).

      Quanto as medidas.
      O que eu faço é escolher um dia do mês e medir em casa sempre no mesmo dia.Separe umas páginas em uma agenda e anote tudo para ter um comparativo com sua evolução. Tipo, Peso: 60 quilos Coxa – 60 cm; (coxas e braços meça o lado direito e o esquerdo e anote, pois podem variar).

      Chá de gengibre? Bom.. confesso que sou muito incrédula com chás que prometem emagrecer viu?! Acredito que eles podem ajudar a acelerar o metabolismo, mas não que façam emagrecer entende?! Mas acho que chás verdes fazem bem, então porque não tomar se vc gostar…não é?

      Precisando dá um grito por aqui viu? Espero ter ajudado…. Beijos e muito obrigado pelo carinho! <3

  • Google
    Março 9, 2015

    Always a huge fan of linking to bloggers that I appreciate but really don’t get a great deal of link appreciate from.

  • water ionizer loan
    Fevereiro 20, 2015

    Say, you got a nice article post. Really Great.

  • cheap hotel in Patong
    Fevereiro 18, 2015

    Thanks for the article.Really looking forward to read more. Really Great.

  • seo marketing plan
    Fevereiro 17, 2015

    Thanks again for the article.Much thanks again. Really Great.

  • you can look here
    Fevereiro 17, 2015

    I simply want to say I am very new to blogging and really enjoyed you’re web page. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You really come with superb posts. Appreciate it for sharing with us your web-site.

  • Aerial Sightseeing Tours In Key West
    Fevereiro 16, 2015

    Very neat article post.Really thank you! Will read on…

  • Customize Your Scuba Tank
    Fevereiro 11, 2015

    Very good blog article.Thanks Again. Really Great.

  • Our Muay Thai website
    Fevereiro 8, 2015

    Really informative blog.Thanks Again. Fantastic.

  • trade shows
    Fevereiro 7, 2015

    This is one awesome post. Much obliged.

  • life ionizers
    Fevereiro 7, 2015

    wow, awesome article.Much thanks again. Great.

  • My New website
    Fevereiro 3, 2015

    A round of applause for your blog article.Much thanks again. Cool.

  • Rene Perras Lawyer Marketing Expert
    Janeiro 31, 2015

    Really enjoyed this blog post.Really looking forward to read more. Want more.

  • http://fishinglovers.net
    Janeiro 29, 2015

    This is one awesome post.Really thank you! Really Cool.

  • black friday watch deals
    novembro 28, 2014

    Fantastic post but I was wanting to know if you could write a litte more on this subject? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more. Bless you!

    • Lara Fortunato
      dezembro 1, 2014

      Thank you so much! I was very happy with your comment and interest in the subject! Every week publish at least one post about it! Certainly more elaborate materials! Thank you and God be with you. kisses

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *