Quais exercícios fazer para emagrecer? HIIT

Por

Acredito que essa deve ser uma dúvida frequente em quem começa a fazer atividades físicas para diminuir a gordura corporal:

Quais são os melhores exercícios para emagrecer/perder gordura?

Depois de anos de academia e reeducação alimentar, aprendi uma lição que não tem preço: o seu resultado almejado será 80% alimentação e 20% academia. Isso é uma premissa muito verdadeira.

Vou a academia desde meus 16 anos, mas há 4 anos eu “treino” de verdade! Quero dizer com isso que, perdi muito tempo me alimentando inadequadamente e indo a academia. Não tem coisa mais certa do que: se você não se alimentar de acordo com seus objetivos você não terá resultados, isso é um fato por mim comprovado!

Nunca tive resultados com a academia, nunca consegui um músculo se quer, ou consegui diminuir a gordura corporal, até eu aceitar o fato de que a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é imprescindível!

Mas como você acompanha as postagens fitness que publico semanalmente, já sabe disso.. não é?!

Então vamos ao que interessa!

Normalmente só faço musculação na academia, normalmente controlo meu peso com a comida. Mas quando quero dar “aquela secada no bacon”, como é meu caso agora, alguns exercícios me ajudam muito para que eu seque mais rápido.

Musculação

Pra mim não tem atividade mais intensa e que exija mais de mim. Sempre pratique suas atividades com peso com intensidade total, ou seja, sempre faça até seu limite! Não se subestime! Faço todos os exercícios até a falha total do músculo que estou trabalhando no dia, a falha total é quando você não consegue fazer mais uma repetição sem um intervalo de recuperação. Você treinando musculação com intensidade total, além de ganhar músculos estará queimando gordura! E o mais bacana: continuará queimando gorduras mesmo depois de terminar a atividade. Adoro gordurinhas queimando mesmo estando em casa sem fazer nada! 😀

Se vocês quiserem, em breve postarei fotos, ou até mesmo vídeos para mostrar um pouco dos exercícios que faço na academia…. #ficaadica

Aeróbico em Jejum

Quem não ouviu dizer que fazer exercícios aeróbicos em jejum é a melhor opção para queimar gordurinhas? Ano passado, fiquei um mês experimentando para ver como meu corpo reagia, e sinceramente acredito que pra mim não compensou, não senti nenhuma eficiência do aeróbico em jejum diversa do aeróbico precedido de alimentação. Não recomendo! Além de muitos médicos afirmarem que essa modalidade não faz bem pra saúde.

E o meu preferido o THE BEST de todos os tempos, o único exercício que faço e recomendo:

HIIT (HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING)

Admito que não gosto de fazer exercícios aeróbicos! Mas quando se quer eliminar gordura, eles podem ser ótimos aliados!

Não tempo paciência de ficar andando de esteira ou de bicicleta, por horas como muitos fazem! Com o HIIT, você não precisa ficar uma hora andando de esteira (e você nem deve perder tanto tempo andando na esteira, visto que a queima é pequena).

Caminhada na esteira não é eficiente para emagrecer, não se esqueça disso quando ficar tentada a andar na esteira por 1 hora!

O HIIT, nada mais é que, O MAIS EFICIENTE MÉTODO DE QUEIMA DE GORDURA que eu já fiz! Ele é feito na mais alta intensidade possível em um curto espaço de tempo.
Um dos melhores smétodos para emagrecimento e verdadeira perda de peso. O HIIT  é um método treinamento intervalado de alta intensidade, você utiliza intervalos com picos para que sua queima seja otimizada, o gasto calórico é consideravelmente maior!

E o melhor de tudo, com o HIIT, você continua queimando gordura até 24 horas depois do seu treino, quem não adora isso?! Eu amo! 😀

Não há um sistema pré determinado para fazer o HIIT!

Indico que você comece aos poucos (10 minutos), com o passar dos dias vai aumentando o tempo e a intensidade, por exemplo no segundo dia que fizer, aumente para 12 minutos, depois para 13 minutos de duração…. assim vai aumentando progressivamente.

Gosto de fazer o HIIT na esteira em 20 minutos após o treino de musculação (quando não estou muito fadigada) ou quando eu não treino. Você não precisa, nem deve, ultrapassar 20 minutos em cima da esteira, normalmente você não conseguirá ultrapassar esse tempo, por ser tão intenso!

Como fazer o HIIT e otimizar a queima da gordura?

Eu comecei fazendo:

Na primeira semana: 30 segundos de corrida de alta velocidade e 60 segundos de descanso caminhando, repete essa sequência até chegar nos 10 minutos, ou até você aguentar mesmo que seja menos, faça no seu limite. É normal parecer que seu coração vai sair pela boca, eu parecia que ia morrer, mas juro que com o tempo você acostuma e vai adorar!

Na segunda semana: 40 segundos de corrida de maior intensidade e 60 segundos de descanso caminhando (repouso ativo), repete até chegar nos 14 minutos correndo, ou seja, você corre 40 segundos e anda 60 segundos, chegando nos 59 segundos eu já aumento e começo a correr por mais 40…e assim vai.

Você vai aumentando o tempo que faz o HIIT, como também pode aumentar o tempo de corrida e diminuir o tempo de descanso, dependendo do seu preparo físico.

Hoje estou fazendo:

60 segundos de corrida(no 9.0 da esteira) e 40 segundos de descanso, durante 20 minutos. O coração e o fôlego agradecem! Pretendo sempre melhorar, toda semana aumento a corrida e diminuo o descanso.

O importante é a cada treino dar o seu melhor!

 Essa é minha dica pra otimizar a queima de gordura e consequente diminuição dos quilinhos! Tentem que vocês não vão se arrepender. Se possível, converse com o profissional de educação física de sua academia e fale que você quer fazer o HIIT, que ele irá te acompanhar para que seja seguro esse inicio do treinamento.

Aqui no blog, descrevo pra vocês o que funciona ou já funcionou comigo nesses anos de academia, acredito que são dicas que podem também funcionar com vocês, como eu disse, estou aqui como uma amiga que compartilha segredos de beleza com vocês, mas não sou formada na área, são dicas de uma curiosa que aprendeu testando em seu próprio corpo. Importante salientar, que você deve sempre procurar um profissional da área para acompanhamento.

Essa postagem foi feita a partir de uma pergunta de uma leitora querida, a Valquiria, que gostaria de saber quais exercícios deveria fazer para se livrar dos quilinhos indesejáveis. Essa é a importância de você comentar aqui no blog, sempre que leio um comentário com uma dúvida que deve ser de várias pessoas, posso escrever uma postagem sobre o ssunto para explicar melhor, assim sei quais assuntos vocês se interessam e quais dúvidas posso ajudar a responder.

No próximo post fitness, prometo que contarei todos os produtos que estou usando e estão me auxiliando (e muito) nessa fase de secar o bacon! #prometo #mecobrem #colaemmimqueésucesso

Beijo Beijo Beijo e Bom Treino!

0

Comentário(s)

1 Comentário
  • Avatar
    Lara Fortunato
    outubro 4, 2014

    Oi amada!
    Poxa como fiquei feliz de ler seu comentário! Adoro quando recebo dicas que podem ajudar todas nós!
    Adorei e vou pesquisar sobre e se possível irei experimentar para contar minha opinião!
    Muito obrigado por acrescentar conhecimentos ao blog!
    Um beijo grande viu?! 😉

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!