Amigurumi brinquedos feitos em lã.

Por

Desde já antecipo que este é um post super nostálgico. Desde que me conheço por gente, eu tenho um boneco feito de lã que ganhei da minha bisavó quando eu era criança. Pra mim esse bonequinho nasceu comigo, pois não lembro de nenhum momento que eu não já o tivesse.

Foi um presente da minha bisavó dado as bisnetas, minha vó Maria mãe do pai da minha mãe, que infelizmente não esta entre nós há muitos anos, mas sua presença é constante nas memórias tanto da minha mãe e da minha. Minha mãe me contou que eu tinha 6 anos quando a vó Maria me deu esse bonequinho, por sinal quando ela me deu ele, tiramos uma foto no mesmo dia e meses depois ela faleceu, segundo ela mesmo dia disse: seria sua ultima foto e ficaria de recordação pra mim, para não esquecer dela.

Tenho esse bonequinho de lã até hoje, pois além de ser a única recordação que tenho dela tem um significado muito especial. Por ser muito pequena nessa época, confesso que não me lembro de detalhes da convivência com ela. Mas não esqueço o quanto eu ficava brava por ela não conseguir pronunciar meu nome corretamente, ela me chamava de “Larita” e eu respondia: – “Não vó meu nome não é Larita, é La-ri-ssaaaa”, ela tentava, tentava mas não conseguia, que pecado! 😀 Não adiantava pra ela eu era a Larita!

Há pouco tempo descobri que o nome desse bonequinho de lã que minha vó me deu quando eu era criança, se chama Amigurumi. Olha que lindinho, está conservado até hoje, 21 anos depois:

AMIGURUMI

Amigurumi

Se trata de uma técnica japonesa de fazer pequenos bonecos, brinquedos feitos de crochê ou de tricô. Segundo o wikipédia, que de tudo sabe:

“O amigurumi é constituído de formas geométricas, geralmente com cabeça e tronco em forma de esfera e membros cilíndricos. O corpo enfatiza olhos e cabeça grandes, com tronco mediano e membros desproporcionalmente pequenos. Cabeças podem ou não conter narizes e boca, com grande variedade nos materiais que podem ser usados para os olhos. Os tamanhos de um amigurumi pronto em sua maioria variam de 10 a 30cm, articulações feitas de arame são bastante utilizadas para que o boneco possa se manter em posições específicas. A confeção de um amirugumi em crochê é feita com lã mediana e agulha 4mm. Apesar da multitude de técnicas, a prevalecente é o uso de ponto baixo aliado ao anel mágico que evita o furo junto ao centro da esfera, reduções invisíveis conhecidas como invisible decrease são usadas para manter a consistência do ponto impedindo que o recheio vaze. “

Mas além de ser uma técnica japonesa criada nos anos 80, há toda uma psicologia ligada ao amigurumi. É algo criado com as mãos, cada pontinho feito com um cuidado, adoro trabalhos artesanais, acho que torna algo que poderia ser normal se feito por grandes empresas, em algo único!:

Procurando por aí, achei uma artesã muito talentosa que faz esse trabalho e realmente é encantador: Sahrit… No site dela há milhares amigurumis lindos:

10407016_945289602148562_658939402372761411_n

10856650_938755906135265_494469102304370087_o
10942627_941512702526252_5554217892241034301_n
 
 Fotos: http://www.sahrit.com
 

Muito amor por esses bonequinhos feitos de lã e crochê, muito apaixonantes.

Espero que tenham gostado, aliás adoraria saber se vocês também tem aquele brinquedo especial da sua infância! Me contem tudo aqui nos comentários, vou amar saber!

Beijo Beijo Beijo

0

Comentário(s)

Sem comentários no momento.

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *